Publicado: 09/07/2018 ás 08:16:00
Autor: Angela Fogaça
Fonte: Assessoria

Na última sexta-feira, foi lançada em Colíder a ordem de serviço para as obras de revitalização do Lago dos Pioneiros. André T. Baby, secretário de Estado da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) esteve no município juntamente com diretores da Sinop Energia e o deputado estadual Pedro Satélite.

O prefeito Noboru Tomiyoshi destacou que foi um dia importante para Colíder. Com a ordem de serviço, a Sinop Energia, que será executora da obra, deverá iniciar os trabalho de construção de quiosque, plantio de grama, lanchonete, quadra de areia, bancos, arborização.

“Vamos deixar pronto o nosso parque com um investimento de cerca de R$1,4 milhão, que foi oriundo de compensação ambiental pela usina de Sinop, para que o nosso parque seja finalizado e possa ser usufruído pela comunidade de Colíder”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Massahiro Ono, morador do município há mais de 30 anos, destacou que o rio Jaracatiá faz parte da história do município. Com o passar do tempo, foi sendo degradado e assoreado.

“No ano 2000, quando fazíamos parte do Rotary, junto com as escolas e Unemat, foi tomada a iniciativa de recuperar o córrego Jaracatiá. Hoje, depois de 18 anos, temos essa alegria de ver esse lago cada vez mais se tornando uma área de lazer para o nosso município”, pontuou Ono.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, a revitalização do parque é fundamental para que os cidadãos ajudem a preservar o meio ambiente. “Estamos deixando de olhar apenas para as unidades de conservação da zona rural para também investir na zona urbana, aproximando o cidadão da natureza”, explicou o gestor, durante a cerimônia realizada ao lado do Lago dos Pioneiros.

A primeira etapa a ser revitalizada integra uma área que vem sendo cuidada pelos cidadãos de Colíder que iniciaram um processo para reflorestamento da nascente do córrego do Jaracatiá, situada acima do lago. “Toda a cidade abraçou a ideia e estamos trabalhando para assegurar que o projeto seja bem aplicado para que Colíder receba mais esse presente”, disse o prefeito Noboru.

O poder executivo municipal juntamente com a Câmara dos Vereadores irá fiscalizar a execução da obra que será feita pela Sinop Energia. Os recursos de compensação ambiental foram destinados pela Câmara Técnica da Sema para mitigar os impactos ambientais do empreendimento energético instalado na região.

 


Veja as Fotos