Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2017
Secretaria Administração
Administração e empresários debatem adequação de calçadas, iluminação natalina e outros assuntos
Assessoria/Lázaro Nunes Assessoria

O prefeito Noboru Tomiyoshi, o vice Massahiro Ono e os secretários Vanderlei Borges (Fazenda), Ronaldo Vinha (Desenvolvimento Econômico) e Hiran Sales (Infraestrutura) participaram de uma reunião ontem, promovida pela Associação Comercial e Empresarial (ACIC), com o objetivo de tratar sobre iluminação natalina, legislação sobre o uso do passeio público e outros assuntos de interesse do empresariado local.

O prefeito demonstrou satisfação com a grande participação dos empresários no encontro. “Essa participação é importante para que possa nos subsidiar com ideias inovadoras e possamos fazer essas ações de final de ano. Planejar organizadamente questões como a iluminação natalina, o retorno do trenzinho de natal e a normatização das calçadas na área comercial do município é o nosso objetivo”, afirmou.

O secretário de Infraestrutura Hiran Sales, apontou que a reunião é uma integração de ações entre a prefeitura e a ACIC. “A prefeitura está com um projeto de fazer um calçamento novo na avenida Marechal Rondon, tornando as calçadas acessíveis e padronizadas. Também temos alguns problemas com relação aos totens e propagandas, assim como alguns estacionamentos irregulares. Vamos fazer uma conscientização agora e futuramente, estaremos cobrando essa regularização”, disse ele.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Ronaldo Vinha, destacou que tudo está sendo organizado para que Colíder tenha uma decoração natalina na proporção que a cidade merece. “Também estamos com um projeto de colocar novamente o trenzinho natalino, que era tradicional em nossa cidade, para circular. Vamos reformar o trenzinho antigo para que no começo de dezembro já esteja nas ruas da cidade alegrando nossas crianças”.

O secretário de Finanças, Vanderlei Aparecido Borges, falou sobre a adequação das calçadas e lei de acessibilidade. “Ao invés da prefeitura somente desenvolver uma ação fiscalizatória, ela quer começar pelo diálogo e esclarecimento, dividindo a responsabilidade com as empresas”, pontuou.

O presidente da ACIC, Luiz Antonio Pavoni destacou que a questão do passeio público (calçadas) precisa ser padronizada. “Queremos que as empresas respeitem a legislação e por isso convocamos a prefeitura para orientar os empresários sobre o que pode e o que não pode no que se refere ao uso das calçadas”, afirmou.

A ACIC também destacou a importância de um projeto de iluminação natalina, o que não ocorreu no município nos últimos anos. O objetivo é formar uma comissão entre poder público, entidades e empresários para unir forças e viabilizar um projeto bem feito de iluminação natalina.