Terça-Feira, 07 de Novembro de 2017
Secretaria Saúde
Secretário destaca mudanças no atendimento do PSF Central e Hospital Regional
Assessoria Assessoria

O secretário de Saúde do município de Colíder, Rafael Bosco de Oliveira, recebeu ontem a imprensa local para esclarecer algumas mudanças que serão implantadas no atendimento à atenção básica de saúde em virtude do decreto emitido pelo Governo do Estado determinando que os atendimentos no hospital regional sejam limitados apenas à urgência e emergência.

Desde o início da gestão, de acordo com o secretário, essas mudanças começaram a ser planejadas. “Vamos reestruturar  uma unidade nossa, que é o SESP, inauguramos o PSF Central e estamos trabalhando para implantar o novo modelo de atendimento”, explicou.

Foi solicitado mais uma prazo na Secretaria Estadual de Saúde e neste mês de novembro serão organizadas as equipes, criar protocolos em conjunto com hospital regional , criar um informativo para instruir a população sobre o que é de competência de um Pronto Socorro e do que é competência do município.

“Em um primeiro momento, nosso cronograma é atender até ás 17 horas nos respectivos PSFs. Após esse horário, o PSF Central torna-se o ponto de referência, funcionando  das 17 às 24h, de segunda a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, o PSF Central funcionará das 06 às 24h”, esclareceu.

Após ser atendido no seu PSF ou PSF Central, o paciente pode, ser for necessário, ser encaminhado ao Hospital Regional. O Corpo de Bombeiros também fará uma capacitação para encaminhar os pacientes para o devido atendimento, de acordo com a gravidade de cada caso.

Quem ficar doente depois de meia-noite, deverá procurar o Hospital Regional. “Subentende-se que quem procura um atendimento nesse horário, realmente é por uma condição clínica de saúde mais grave, mais preocupante que não dá para aguardar o atendimento nos PSFs. Toda mudança leva um certo tempo para ser ajustada, mas estamos nos preparando a meses , adquirindo equipamentos, treinando equipes e tudo o mais”, afirmou.

A partir de dezembro, esse novo modelo de atendimento deve entrar em funcionamento. Participaram da coletiva com o secretário e o diretor do hospital regional  Elizandro Nascimento, os seguintes veículos de comunicação: TV Record, SBT, Rádio Educadora, Nortão Online e TV Notícias.