Terça-Feira, 28 de Novembro de 2017
Secretaria Administração
Prefeitura homenageia medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Assessoria Assessoria

O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi e a secretaria municipal de Educação, Tereza Mangolim, homenagearam ontem os alunos participantes e medalhistas da 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Estudantes, professores, diretores e secretários municipais compareceram à solenidade, realizada no saguão da prefeitura, onde os medalhistas receberam placas de homenagem por este grande mérito para o município.

Dois alunos da escola Milton Pompeu de Barros receberam medalha de bronze e um aluno da Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz recebeu medalha de ouro na Olimpíada. Para o prefeito Noboru Tomiyoshi, eles são exemplos a serem seguidos por outros estudantes e uma prova que o ensino público oferecido tem qualidade, sendo mérito também do empenho dos professores, diretores e todos os envolvidos.

“Queremos parabenizar esses estudantes, Matheus, Lucas e Marcos, às escolas que incentivaram, aos professores, servidores e todos que contribuíram nesta jornada. Isso é importante para servir também de motivação aos outros alunos para que também se dediquem, se empenhem e estudem acima da média”, disse o prefeito.

A secretária de Educação Tereza Mangolin destacou que este é um momento que não poderia passar em branco. “É responsabilidade nossa enquanto poder público valorizar ações como essa. E uma forma de estabelecermos o aspecto da motivação, não só para que eles continuem mas também que outros possam seguir esse exemplo”, afirmou.

A conquista das medalhas, segundo ela, é um grande mérito para o município de Colíder. “Mato Grosso conseguiu galgar apenas três medalhas de ouro, sendo uma para Rondonópolis, uma para Tabaporã e a outra é de Colíder. Feitos como esse não podemos deixar passar em branco e sim exaltar”, apontou.

O campeão das Olímpiadas e medalha de ouro, Matheus Marinheiro Spontam, tem 14 anos e está completando o 8º ano na Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz. Ele destacou que sempre gostou de matemática e se sobressaiu nesta matéria, tendo amplo incentivo dos pais.

Ele destacou que ficou muito feliz com a homenagem do prefeito e secretaria de Educação. “Mais importante do que essa conquista, é tudo que se aprende com ela. Foi muito importante para mim, sendo a primeira olímpiada que participei”, conta ele.

Ele contou ainda que vinha se preparando  para a OBMEP desde o início do ano, com muito estudo e orientação dos professores, aos quais agradeceu por todo o suporte.

Além dos três medalhistas, mais 19 estudantes de Colíder que participaram da Olímpiada receberam menções honrosas.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.