Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Assistência Social de Colíder realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo mês dedicado a prevenção do suicídio
Autor: Fonte: Assessoria Data: 26 de Setembro de 2022

Legenda foto:
A Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou no dia (23) de setembro atividades voltadas à valorização da vida. As ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, aconteceu no lago dos pioneiros, e contou com participação de usuários do espaço público.

Diante da importância e relevância da campanha, a ação “Movimente-se pela vida” teve como objetivo convidar a população do local para lutar junto com as equipes técnicas a favor da vida. Com esse propósito a “Dança Terapia” ministrada pela Professora Eliana que é referência do uso desse método na cidade foi a responsável por fazer os participantes se movimentarem. “A dança é uma das atividades que ganha espaço nas terapias a cada dia, e tem sido de muita importância como estratégia preventiva na inatividade, ela nos proporciona mais qualidade de vida, além de incluir vários outros benefícios para o nosso, equilíbrio funcional, psicológico, intelectual e também social” disse a professora aos presentes.

Próximo do espaço onde foi realizado o momento dançante, a equipe também decorou um ambiente para registros fotográficos, com colunas de balões amarelos, onde ao estourar o balão o participante era surpreendido com uma mensagem de valorização à vida que estava dentro da bexiga. Como lembrança dessa ação o público recebeu um girassol customizado pela equipe do Cras, com a seguinte mensagem escrita no caule “Você não está Sozinho”. As psicólogas dos equipamentos estiveram no local oferecendo escuta profissional.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Maria Caroline Matheus destacou a importância dessa ação e também dos sinais que muitas famílias e amigos não dão atenção aos que tentam pedir ajuda. “É importante às famílias e amigos ficarem atentos aos sinais e acolher quando quem precisa necessite de ajuda profissional. As pessoas quando não estão bem, pedem ajuda mesmo que sem falar. Perceber e dar atenção para quem precisa, pode salvar uma vida. Não podemos esquecer que a saúde mental é um bem precioso, que precisamos cuidar, assim como cuidamos do nosso corpo. E é por esse motivo que a Prefeitura e Assistência Social de Colíder têm promovido essas ações, para acolher a quem precisa, e dizer que ninguém está sozinho”, concluiu.

Setembro Amarelo

No Brasil, a campanha iniciou no ano de 2015 e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): 38 pessoas se suicidam por dia no Brasil; a cada 40 segundos alguém comete suicídio. Também foi observado altos índices de suicídio em faixa etária de 06 a 12 anos. Para mais informações sobre a campanha, acesse: https://www.setembroamarelo.com/

Privacidade