Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Projeto social Bombeiros do Futuro realiza formatura de mais uma turma em Colíder
Autor: Douglas Caldeira Fonte: Assessoria Data: 24 de Maio de 2023

Projeto social Bombeiros do Futuro realiza formatura de mais uma turma em Colíder
Foto por: Cleiton Rodrigues / Secom Colíder
Legenda foto:

Na noite da última terça-feira (23), a cidade de Colíder foi palco de mais uma solenidade emocionante, marcando a formatura da primeira turma de 2023 do projeto social "Bombeiros do Futuro", de responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, executado em Colíder pela 12ª Companhia Independente Bombeiros Militar (12ª CIBM) em parceria com a Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social entre outras instituições.

A cerimônia de formatura contou com a presença de autoridades, familiares e demais convidados, que prestigiaram a conquista dos mais de 30 alunos que concluíram o curso. A cerimônia marcou o encerramento de meses de dedicação e empenho, culminando na entrega dos certificados de conclusão. 

O Tenente Coronel do Comando Regional VII Ranie Sousa destacou a finalidade do Projeto Social em Colíder. “Esse trabalho social vem engrandecer, ajudar a sociedade e fazer com que as crianças possam aprender novos conhecimentos, novas técnicas para poderem se tornar cidadãos melhores, essa é a finalidade desse projeto bastante premiado. Então parabenizo a todos os envolvidos, a Prefeitura de Colíder, a Justiça do Trabalho, e a todos que fazem esse projeto social acontecer, e agradecemos a toda sociedade de colíder por confiar em nós”, destacou. 

Ao longo do curso, os participantes do projeto receberam orientações sobre diversas temáticas essenciais para sua formação. Foram abordados temas como noções de civismo, primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, prevenção de acidentes domésticos, nós e amarrações, educação ambiental, consumo racional de energia elétrica, boas maneiras e educação para o trânsito, entre outras atividades.

O Capitão do Corpo de Bombeiros, Fábio Sabino, da 12ª CIBM em seu discurso expressou orgulho e satisfação em ver o desenvolvimento dos jovens ao longo do programa. “Para nós enquanto instituição é uma satisfação contribuir com o município e com a sociedade, e ver cada um deles se dedicando, adquirindo conhecimento e crescendo como cidadãos responsáveis é motivo de grande alegria para todos nós. O projeto 'Bombeiros do Futuro' tem o objetivo de formar não apenas possíveis futuros bombeiros, mas também cidadãos conscientes com disciplina e engajados com a sociedade", ressaltou o Capitão.

O Prefeito Hemerson Máximo (Maninho) destacou a importância dessa parceria para o sucesso do Projeto. "É uma iniciativa que vem transformando a vida de crianças e adolescentes, proporcionando-lhes conhecimento, habilidades e valores fundamentais. O Corpo de Bombeiros tem fornecido toda a estrutura de pessoal e pedagógica, e essa união de forças permite que levemos noções importantes à vida dessas crianças, como civismo e resgate de valores e a parceria tem se mostrado efetiva na construção de um futuro melhor para a nossa sociedade", afirmou o Prefeito.

“Ver o resultado desse Projeto, observando a responsabilidade e a maneira que é realizado, em nome da Justiça do Trabalho, do comitê institucional que administra os recursos eu digo que estamos muito felizes e orgulhosos de poder contribuído para que esse sonho das crianças e adolescentes se realizem”, expressou seus agradecimentos a Juíza do Trabalho Graziele Cabral.

Projeto Social Bombeiros do Futuro

O Projeto atende a crianças e adolescentes de 8 a 12 anos e tem como objetivo proporcionar aprendizado e desenvolvimento de habilidades para crianças e adolescentes e possui como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes, atendendo crianças e adolescentes com variadas frentes de trabalho, e contribuindo com a sociedade mato-grossense no sentido de auxiliar na formação básica do cidadão.

Entre os principais objetivos do Projeto Social estão:

Ensinar as crianças e adolescentes a base da organização militar: a hierarquia e a disciplina, patriotismo e civismo, bem como sua prática no cotidiano das atividades;

Desenvolver o desejo de aprimorar os conhecimentos sobre temas importantes da vida cotidiana como noções de primeiros socorros, saúde, acidentes domésticos, educação no trânsito, etc;

Despertar e desenvolver na criança/adolescente o espírito crítico, analítico e reflexivo inserindo-o no mundo globalizado.


PALAVRAS-CHAVE

Colíder
Projeto Social
Bombeiros

Privacidade