Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Secretaria de Saúde realiza fase de aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em grupos prioritários
Confira os locais e dias da imunização nas unidades de saúde.
Autor: Douglas Caldeira Fonte: Assessoria Data: 16 de Março de 2023

Legenda foto:

A Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vacinação, tem realizado desde o início do mês de março a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, que imuniza mais de uma variante do vírus. Nesta primeira fase, a imunização está sendo dirigida aos grupos prioritários, como as pessoas idosas com 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores dessas instituições, além de pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos. 

A coordenação do setor ressalta que seguindo o informe técnico operacional, só poderá receber a vacina quem tomou pelo menos duas doses das vacinas anteriores, com intervalo de 4 meses da última dose. Pessoas desses grupos que tiveram apenas uma dose ou nenhuma, deverão ser vacinadas com a vacina monovalente completando as duas primeiras doses iniciais. 

Nesta primeira etapa, o município de Colíder recebeu 1.362 doses da vacina e para otimizar as aplicações e evitar perdas de doses, a imunização segue o cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde, que estabeleceu o revezamento de administração de vacina nos PSF, de segunda a sexta-feira nos horários estabelecidos por cada unidade de saúde. 

Esquema da vacina bivalente nos PSF

Segunda-feira: Bom Jesus e Perin;

Terça-feira: Santa Clara e Sagrada Família;

Quarta-feira: Torre e Celídio Marques;

Quinta-feira: Santa Clara e Sagrada Família

Sexta-feira: Central e Bom Jesus. 

Para receber os imunizantes é necessário apresentar carteira de vacinação, cartão SUS, e documento pessoal.

O que é a vacina bivalente?

As vacinas bivalentes recebem esse nome porque, diferentemente das vacinas monovalentes, que só tinham a cepa original do vírus, elas foram atualizadas para proteger também contra a variante ômicron, que predomina atualmente no mundo.  No caso, contra duas sublinhagens: a BA.1 e a BA.4/BA.5.


PALAVRAS-CHAVE

Covid
Vacinação
Bivalente
Colíder