Publicado: 03/12/2018 ás 08:55:00
Fonte: Assessoria

O secretário de Educação de Colíder, Marcio Fernandes, juntamente com todos os educadores, expressou seu pesar pela morte do secretário de Articulação Sindical, e presidente do Sintep de 1998 a 2006 (por três gestões) Júlio César Viana, 65 anos, bem como da presidente Jocilene Barboza, 42 anos.

Eles foram vítimas de um acidente na BR-163, altura do Posto Gil, quando a caminhonete Amarok deslizou na pista e bateu de frente com uma carreta. Retornavam de Juara, numa atividade com novos concursados no interior do estado.

O professor Júlio Cesar Martins Viana tem uma história em Colíder, por ter morado na região na década de 80. Durante sua trajetória como sindicalista, participou da unificação da luta e ajudou a transformar a entidade na Associação Mato-grossense dos Profissionais de Educação (AMPE), em 1987.

Ajudou a construir o primeiro Estatuto do SINTEP/MT, juntamente com outros companheiros. Foi delegado regional, representando o nortão e presidente da subsede de Colíder, de 1992 a 1998. Júlio César Viana foi protagonista da construção histórica do movimento sindical do estado e credenciou o militante para dirigir a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Mato Grosso, sendo eleito por duas gestões sucessivas, de 2003 a 2009.

O sepultamento dos dois líderes sindicais ocorrerá nesta segunda-feira, em Cuiabá.