A Prefeitura Municipal de Colíder, por intermédio da Secretaria de Saúde, tem realizado durante este mês diversas ações junto à comunidade em alusão à Campanha Janeiro Branco. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.
Profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) promoveram atividades na comunidade que incluíram dinâmicas, reflexões e orientações sobre uma vida saudável e equilibrada.
Para o prefeito Rodrigo Benassi, qualquer ação que ajude a orientar as pessoas sobre como acessar os serviços de saúde sem sofrer estigmatização é positiva, especialmente no campo da saúde mental. "Temos que pensar no bem-estar e em algo mais pleno. Hoje, qualquer ponto da rede de saúde, prioritariamente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são portas abertas para os casos graves, fazem esse acolhimento", destacou.
A gestão municipal reforça seu compromisso de abordar a saúde mental de forma integrada, incentivando práticas que promovam o equilíbrio emocional e o diálogo aberto.
Para a secretária de Saúde, Mara Lemos Martins, "Além dos cuidados, o movimento busca sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de não estigmatizar as pessoas que sofrem com algum transtorno psíquico, pois o preconceito, muitas vezes, impede a procura por ajuda."
As ações voltadas para a saúde mental não se limitam ao mês de janeiro. "Nossa rede está empenhada durante todo o ano em oferecer suporte, promover a conscientização e cuidar do bem-estar emocional da população. A Campanha Janeiro Branco é um ponto de partida para reforçar a importância desse tema, mas nosso trabalho é contínuo", ressaltou a psicóloga do CAPS, Aline Lisboa.
Com essa mobilização, a Prefeitura de Colíder busca fortalecer a conscientização sobre a importância da saúde mental e oferecer suporte à população por meio de orientações e atividades que promovam o autocuidado e a prevenção.