Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Colíder: Projeto de alunos da Escola Municipal Bom Jesus mostra benefícios da alimentação saudável
Autor: Sérgio Ober Fonte: Data: 07 de Outubro de 2019

Colíder: Projeto de alunos da Escola Municipal Bom Jesus mostra benefícios da alimentação saudável
Foto por: Nina Slva
Legenda foto:

Qualquer momento é ideal para se adotar novos hábitos alimentares. Essa é a proposta do projeto Alimentação Saudável desenvolvido com os alunos pela Escola Municipal Bom Jesus. A iniciativa promoveu o debate e quer ampliar o conhecimento dos pequenos sobre alimentos que fazem bem e mal à saúde humana.

O projeto é sugerido pelos livros do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo e que já é adotado por escolas públicas municipais de Colíder. Organizado pelos professores e toda a equipe, a instituição apresentou aos pais e à comunidade os trabalhos produzidos pelos estudantes.

“A gente vê os mercados oferecendo muitos alimentos, uns bons e outros ruins. Alguns acabam prejudicando a saúde dos nossos filhos, dos nossos alunos e da população. Esse projeto foi criado e trabalhado para que essas crianças tenham consciência sobre aquilo que eles comem”, comenta a diretora Francisca Neli Deodato.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar mercados e hortas na comunidade São Mateus. “E fomos trabalhando com eles o sistema monetário, o valor nutricional dos alimentos e várias outras informações. Então, a gente só tem a agradecer a todos os profissionais da Escola bom Jesus, à equipe, aos professores e às cozinheiras, que se envolveram muito nesse projeto”, acrescenta a diretora.

MUDANÇA DE HÁBITOS NA FAMÍLIA

O secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes destaca que o projeto produz um aprendizado que não fica só na escola. “Temos aqui vários trabalhos que mostram quais são os alimentos saudáveis, aquilo que não pode ser consumido pelas famílias. Certamente, a gente vai mudar alguns hábitos nas nossas famílias”, afirma.

A professora da turminha do 5º Ano, Valdete Ferreira Neves, relata que, através do projeto, os alunos são avaliados pelo conhecimento adquirido e observação com as hortaliças e alimentos. “É um projeto que a gente já vem trabalhando há algum tempo e sendo concluído com esse evento. É um tema que foi muito pesquisado”, diz.

A aluna Tauani Marques dos Santos, de 10 anos, alerta que a má alimentação pode levar à morte ou a doenças graves. Ela e as coleguinhas Maria Vitória e Taiane Aparecida expuseram produtos que não são saudáveis. “Eles contêm açúcar, sódio, que são um perigo para a nossa saúde”.

Redação: Sérgio Ober


Privacidade