A Prefeitura Municipal de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na última sexta-feira, dia 13 de junho, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
O evento aconteceu no Centro de Múltiplo Uso do bairro Bom Jesus, das 7h às 17h, e reuniu usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representantes da sociedade civil, do poder público e autoridades locais para discutir avanços, desafios e propostas para o fortalecimento das políticas públicas socioassistenciais no município.
A abertura oficial contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Michele Schenkel, da presidente do CMAS, Genislei Martins de Oliveira Barreto, da juíza de Direito da Comarca de Colíder, Dra. Érika Cristina Camilo Camin, da defensora pública do Estado de Mato Grosso, Dra. Caroline Maat Rodrigues Sakaui, da representante da SEDUC no CEAS, Nilséia Roz Maldonado, e do representante da Câmara Municipal de Colíder, vereador Ruam Batista.
Representando o prefeito Rodrigo Luiz Benassi, que cumpria agenda oficial em Cuiabá, esteve presente o vice-prefeito e secretário de Indústria, Comércio, Emprego, Renda e Turismo, Lourenço Marani. Também compuseram o dispositivo de honra o vereador Ruam Batista, representando a Câmara Municipal, e a excelentíssima senhora Lídia Máximo, representando os usuários do SUAS.
Durante sua fala, a secretária Michele Schenkel expressou gratidão pelo engajamento de todos os envolvidos. “Realizamos uma conferência exitosa, com propostas pertinentes em cada eixo temático e uma participação ativa e democrática, fundamental para o fortalecimento da nossa política de assistência social”, destacou.
A programação incluiu apresentação cultural da Guarda Mirim, leitura do regimento interno, elaboração e explanação de propostas por eixos temáticos, além da palestra magna ministrada por Nilséia Roz Maldonado, conselheira do CEAS/MT, que abordou a trajetória e os desafios dos 20 anos do SUAS. Também foi realizada a eleição dos delegados que representarão Colíder na Conferência Estadual.
A 11ª Conferência reafirma o compromisso da gestão municipal com a participação social e a consolidação de políticas públicas que garantam equidade e dignidade à população colidense.