Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Começa o ano letivo nas escolas da rede municipal de Colíder; unidades revitalizadas recebem 3,8 mil alunos
Autor: Sérgio Ober Fonte: Data: 10 de Fevereiro de 2020

Começa o ano letivo nas escolas da rede municipal de Colíder; unidades revitalizadas recebem 3,8 mil alunos
Foto por: Nina Silva
Legenda foto:

Começou nesta segunda-feira (10.02) o ano letivo de 2020 nas escolas da rede municipal de ensino de Colíder. Apenas a Escola Santa Maria do Ouro Verde teve o início das aulas adiado para esta terça-feira (11) para acompanhar o cronograma da Escola Estadual Café Norte e ajustar o transporte escolar dos estudantes. O secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes, visita as unidades para dar as boas-vindas aos alunos e conversar com os pais e profissionais.

A Secretaria de Educação aproveitou o período de férias para reformar e fazer vários reparos nas unidades escolares, que atenderão este ano cerca de 3,8 mil alunos. “Aqui, na Escola Santa Paulina, revitalizamos todo o espaço. Alguns trabalhos ainda precisam ser finalizados, mas ficou muito bonita e totalmente adequada para as crianças. Tenho certeza que as famílias estão muito contentes. Todas as escolas estão aptas para iniciar o ano letivo com qualidade”, afirma Márcio Fernandes.

O prefeito Noboru Tomiyoshi enaltece a dedicação das equipes profissionais das escolas da rede municipal, que aproveitaram o período de férias para planejar e organizar as aulas para 2020. Para ele, professores e servidores de apoio carregam consigo uma carga de expectativa bastante significativa para garantir aos alunos um ano letivo cheio de conhecimento.

“Agradeço a todos os professores, diretores e equipes da Secretaria de Educação. Todos, aproveitaram esse período para se preparar para que pudéssemos iniciar as atividades escolares. Compartilham com a gente a responsabilidade de administrar. Os professores mudam o destino das crianças que estão na escola. Desejo a todos , educadores e alunos, um bom retorno às aulas”, pontua o prefeito de Colíder.

DEDICAÇÃO E PLANEJAMENTO

Hilda Alves Pereira Lima, diretora da Escola Municipal Santa Paulina, está muito feliz com a reforma feita na unidade. “Nossa! Que alegria. A gente tá muito feliz. Quero agradecer ao secretário Márcio, toda a equipe da Secretaria de Educação, pelo trabalho que fizeram aqui. É um sonho da comunidade escolar Santa Paulina. No antigo prédio era tudo muito apertado, e aqui a gente tem esse espaço maravilhoso. Acredito que a aprendizagem da criança será muito melhor e mais gratificante para todos os profissionais”, ressalta a educadora.

Daiane Dacroce, diretora Escola de Educação Infantil José de Freitas, diz que a expectativa dos profissionais da unidade era muito grande para receber os 128 pequenos que estudam da creche I até o pré I nos períodos matutino e vespertino. “Nós tivemos aí uma semana bem intensa, organizando todo o trabalho, toda a rotina da escola, para poder receber as nossas crianças. É sempre especial poder receber os alunos e suas famílias. A gente se apega às crianças e é um prazer enorme tê-las aqui”, enaltece.

A equipe da Secretaria de Educação também esteve na Escola Municipal Bom Jesus. A diretora Francisca Deodato informa que a unidade também foi revitalizada, reestruturada e organizada para receber os estudantes. “São 200 alunos divididos em dez turmas, no vespertino e matutino. A gente está com boas expectativas para este ano letivo. O Márcio garantiu prioridade à nossa escola e fará todos os ajustes que ainda faltam. A equipe da Educação é muito atenciosa com todas as escolas”, afirma.

PAIS FELIZES COM AVANÇOS NA EDUCAÇÃO

Valdenice Rodrigues Queiroz é mãe do pequeno Matheus, de cinco anos. “Ele está muito contente com a volta à escola. Em casa, ele ficava ansioso para voltar às aulas, para junto dos coleguinhas dele. Tá, apenas, um pouco apreensivo por ter que mudar de escola, mas vai acostumar”, afirma.

Pai da pequena Eloá, Claudinei Souza de Oliveira diz que a filha também está bastante animada. “Acordou cedo hoje para voltar à escola, para junto dos amiguinhos e dos professores. Bem animada. Que continue assim por todo o ano”, comenta. “Eu estudava com a professora Rose e ela me tratava muito bem. Tava com saudades dos amiguinhos”, emenda Eloá.

AULAS NA NOVA GALILEIA INICIAM EM MARÇO

O secretário de Educação, Márcio Fernandes, informa que os 22 alunos que estudam em uma sala da Escola Estadual Nova Galileia retornarão às aulas somente no dia 23 de março. O reinício do ano letivo naquela unidade deve-se à greve realizada no ano passado pelos profissionais da rede estadual de ensino.

“Então, entramos num entendimento com as famílias de lá que seria inviável reiniciar as aulas naquela comunidade neste momento. Para atender essa turma, teríamos que rodar o transporte, pagar merendeira, ficaria inviável. Por isso, houve esse acordo e esses alunos da rede municipal retornam junto com os estudantes da Escola Nova Galileia. Isso facilita toda a nossa logística que é colocada à disposição desses estudantes”, explica Fernandes.

Redação: Sérgio Ober


Privacidade