Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Consórcio Intermunicipal de Saúde deverá assumir administração do Hospital Regional de Colíder
Autor: Assessoria Fonte: Data: 02 de Fevereiro de 2017

Consórcio Intermunicipal de Saúde deverá assumir administração do Hospital Regional de Colíder
Foto por: Assessoria
Legenda foto:

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (01), na sede da prefeitura com os prefeitos dos municípios que compõe o Consórcio de Saúde, contou com a presença do secretário Adjunto dos Serviços de Saúde – da Secretaria Estadual de Saúde (SES) -, Fábio Henrique Lago, onde reafirmaram o compromisso de assumirem o gerenciamento do Hospital Regional.

No encontro ficou decidido que uma equipe técnica será apontada pelos seis municípios, para fazer a checagem geral da situação da unidade de saúde. Serão levantados os serviços a serem prestados, a condição da estrutura, as reformas a serem feitas para que o hospital entre em funcionamento, aquisição de equipamentos e o acerto das rescisões dos funcionários,  para que possa fazer a transferência para o consórcio.

Noboru destacou que o diálogo estava sendo mantido desde o período de transição, quando ainda era prefeito eleito. Ele acredita que no prazo de 120 dias o consórcio já estará em funcionamento com os trabalhos de gerenciamento. Durante esse período, o custeio dos serviços oferecidos atualmente pelo hospital, estará sob responsabilidade do Governo do Estado.

“Nós solicitamos que o Governo do Estado, independentemente da transição, assuma esse compromisso de manutenção dos serviços prestados no Hospital Regional. Não é por causa da transição do gerenciamento para o consórcio que o serviço pode ser prejudicado. A população não pode ser prejudicada pela falta do serviço, então precisa que o hospital continue trabalhando e que os serviços, por exemplo, de partos, sejam restabelecidos para que ele não venha interferir no cotidiano da sociedade. Este processo de gerenciamento será passado para o consórcio, mas as atividades do hospital não podem ser interrompidas”, declarou Noboru.

Fábio Lago comemorou o acordo feito entre o estado e o consórcio e garantiu que o interesse é resgatar o bom atendimento da unidade e torna-la referência para Colíder e região. “Já tivemos reunido com os prefeitos que ficou definido que o Consórcio Intermunicipal de Saúde assumiria a gestão desta unidade. E hoje nós concluímos um instrumento balizador do processo de contratualização do serviço na região. Nós vamos para SES [Secretaria Estadual de Saúde] agora, vamos apresentar um cronograma para o Ministério Público, Judiciário, para a Câmara Municipal aqui do município de Colíder e para os conselhos de saúde, para demonstrar qual a proposta e modelo de contrato para execução no Hospital Regional de Colíder”.

A prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Guedes, acompanhou a reunião e acredita que a decisão foi acertada e fundamental para evolução da saúde regional. “É um anseio de nós gestores daqui do consócio de Colíder, da saúde. Era muito esperada que o consórcio poderia conduzir a gestão desse hospital e estamos bastante esperançoso, porque é uma equipe eficiente que vem ajudar a solucionar o problema que há meses, há anos, está aguardando. Eu acredito que vai ser de grande melhoria para esses municípios conduzir, num todo, a saúde de média complexidade”.

O prefeito de Nova Canaã do Norte, Rubens Rosa, também demonstrou confiança e colocou que o sucesso depende também da gestão feita pelos próprios prefeitos que compõe o consórcio. “Nós estamos mais ou menos esquecidos aqui, mas ponho muita fé e vai depender muito da administração nossa, das seis cidades. Se vem dinheiro, tem que administrar e economizar e tem que dar certo. É a única chance de a gente resolver o problema aqui na região. Eu acredito que vai dar certo”, finalizou.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde é composto pelos gestores dos município de Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Itaúba e Marcelândia.


Privacidade