Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Escola de Educação Infantil Gustavo Guaragni está totalmente revitalizada; pais, prefeito e secretários prestigiam reinauguração
Autor: Sérgio Ober Fonte: Data: 20 de Junho de 2019

Escola de Educação Infantil Gustavo Guaragni está totalmente revitalizada; pais, prefeito e secretários prestigiam reinauguração
Foto por: Sérgio Ober
Legenda foto:

A Escola Municipal de Educação Infantil Gustavo Guaragni Vieira da Silva está muito mais bonita, aconchegante e revitalizada. Com a reforma completa, com recursos próprios da Prefeitura de Colíder e da Secretaria Municipal de Educação, as 118 crianças de um a três anos e os 21 servidores passam a frequentar um ambiente mais adequado, educativo e divertido. Inaugurada em 2013, a unidade localizada na rua Tapirapés, no bairro Boa Esperança, sempre necessitou de obras de readequação para, verdadeiramente, se transformar em um ambiente saudável, lúdico e estimulador.

O governo municipal trabalha justamente nesse sentido, focado no desenvolvimento intelectual, emocional e social da criança. Durante a solenidade de reinauguração da escola, o prefeito Noboru Tomiyoshi lembrou que essa readequação mostra o comprometimento da Prefeitura de Colíder com educação de qualidade. “É uma revitalização feita com recursos próprios da prefeitura. Aqui não tem recurso do governo federal e não tem recurso do governo estadual. Só do município. Nós queremos fortalecer a educação aqui de Colíder. A qualidade do nosso ensino é especial, todos os professores e profissionais trabalham com carinho para que a gente consiga entregar a melhor educação para os filhos de Colíder”.

O secretário de Educação Márcio Fernandes diz que é sempre uma sensação de dever cumprido poder entregar à comunidade uma escola mais bonita e adequada para as crianças. “É uma satisfação muito grande. Sintetiza o motivo pelo qual a gente veio trabalhar na educação. É um momento especial e de muita emoção. Estamos proporcionando uma educação qualidade. Não só pela estrutura física, mas por todo esse investimento no trabalho pedagógico. Essa escola adotou o sistema Positivo e a alimentação escolar é de altíssima qualidade”.

Com a conclusão das obras na Gustavo Guaragni, a equipe da Secretaria de Infraestrutura inicia a revitalização da Escola Municipal Ivanira Moreira Junglos. A previsão é que a obra seja concluída dentro de 45 dias. Desde o início do ano, o Programa Revitaliza Escola também já reformou as escolas municipais José de Freitas, Criança Esperança, Alisson Matos Roos e Fábio Ribeiro da Cruz. Os serviços são realizados pela equipe de infraestrutura da Secretaria de Educação.

UMA ESCOLA ACONCHEGANTE

Para Márcio Fernandes, todo esse conjunto de investimentos – reforma de escolas, oferta de espaços agradáveis às crianças, atualização pedagógica, adoção de um sistema ensino moderno, capacitação profissional e alimentação escolar saudável – faz a diferença e fortalece os índices educacionais de Colíder. “Além disso, uma educação de qualidade é aquela que favorece a autonomia dos alunos, trabalha os valores sociais e tem comprometimento com o respeito às diferenças individuais e à diversidade cultural”, avalia o secretário.

“É um sonho realizado”, comemora a diretora da unidade, Sirlene Aparecida Baliero. “Há muito tempo que a gente esperava por essa revitalização. Desde quando foi fundada a escola várias estruturas ficaram sem conclusão. Com essa reforma, a gente conseguiu que tudo fosse terminado, de forma que contemplasse a todos, tanto as crianças, os pais, quanto os professores e funcionários”, menciona.

A dona de casa Vanderleia de Souza Gomes gostou muito das novas instalações da escola. “Ficou muito mais bonita e confortável. Ótimo mesmo. Aumentou a segurança também. Antes parecia abandonada. Tinha gente que passava e deixava o portão aberto. Agora, com a entrada em novo local, as pessoas terão que passar pela diretoria. Vai melhorar”, afirma.

MOMENTO DE EMOÇÃO

O nome da escola é uma homenagem a Gustavo Guaragni Vieira da Silva, que faleceu em 2013, aos 4 anos e cinco meses. É filho de Adriana Guaragni da Silva e Sidnei Vieira da Silva. Muito emocionada, a mãe conta que Gustavo foi uma criança amorosa e que contagiava todas as pessoas com a sua alegria. “Para nós, a família, e eu, como mãe, ficamos muito honrados, muito felizes, por essa homenagem ao meu filho. Hoje, essa escola representa saudade. Somente saudade”.

O farmacêutico Sidnei Vieira da Silva manifesta que o filho, certamente, estaria muito satisfeito com a revitalização feita na escola com o seu nome, que ficou mais moderna e atraente. “Não só os meus filhos, mas os filhos de todos precisam de um local assim. Foi um serviço muito bom esse realizado aqui. Ficou muito aconchegante. É  o que fazem um prefeito e um secretário que têm autoridade, tem ideias e que desejam o bem do seu povo. A gente vê que eles pensam nas famílias de Colíder, porque o primeiro plano de Deus é a família”.

Em seu discurso, Noboru Tomiyoshi não conseguiu segurar a emoção. Disse que nenhuma mãe e nenhum pai merece perder um filho. “Não nascemos para isso. Não é a ordem natural das coisas. E essa escola tem o sentido da gratidão pelo que o Gustavo representa à nossa sociedade. É uma criança que conviveu em nossas unidades escolares. E essa fatalidade aconteceu justamente no momento da inauguração dessa escola e foi feita essa homenagem. Entregamos o Gustavinho nas mãos de Deus. E hoje estamos devolvendo à comunidade esse espaço totalmente revitalizado, fortalecendo a presença dele aqui”, pondera o prefeito de Colíder.

 

Redação: Sérgio Ober

 

 


Privacidade