Física e matemática norteiam competição de lançamento de foguete entre escolas públicas de Colíder
Autor: Sérgio Ober
Fonte:
Data: 08 de Maio de 2019
Legenda foto:
Um trabalho interdisciplinar de matemática e física realizado nas escolas municipais Atalaia e Ivanira Junglos e estadual Pompeu de Barros será concluído neste sábado (11.05) com uma competição de lançamento de foguetes na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Colíder.
Durante toda esta semana cerca de 180 alunos dos ensinos médio e fundamental realizam experimentos e participam de provas. Os foguetes são construídos com materiais simples: cano PVC, garrafa pet, água e areia. A impulsão dos bólidos é realizada com a ajuda de uma bomba de encher pneu de bicicleta. Alguns foguetes cheguem à altura de até 80 metros.
O professor de história e geografia José Ataíde dos Santos explica que os estudantes colocam em prática o que aprenderam em sala de aula. “Eles construíram as bases e hoje estamos fazendo o teste para aperfeiçoar a construção dos foguetes, a maneira como vão fazer, o peso e a aerodinâmica para ficar pronto para a disputa de lançamento”, informa.
O evento é uma preparação para a Mostra Brasileira de Foguetes. “Essa atividade instiga muito o desenvolvimento científico”, comenta o secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes. “A gente espera que essas ações possam plantar uma sementinha no coração desses meninos e meninas. Quem sabe, a gente não tem aqui um grande cientista”, analisa.
O professor Edileus de Oliveira, coordenador da Escola Ivanira, diz que os alunos estão bem empolgados com as atividades científicas. “Estão todos muito empenhados, estudando e se divertindo ao mesmo tempo. Aqui é um teste para tirar todas as dúvidas. As falhas são corrigidas para no sábado fazer uma soltura perfeita”, pontua.
Redação: Sérgio Ober