Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Gestão municipal articula em Brasília construção da nova Casa de Saúde Indígena em Colíder
Prefeito articula com Energisa para garantir energia de qualidade entre o Marco de Cimento e as comunidades Sol Nascente e São Jorge, atendendo áreas de alta produção agrícola
Autor: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Colíder Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Colíder Data: 07 de Novembro de 2025

O objetivo da gestão municipal é garantir o fortalecimento, em Colíder, da rede de acolhimento aos pacientes indígenas e seus acompanhantes.
Foto por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Colíder
Legenda foto: O objetivo da gestão municipal é garantir o fortalecimento, em Colíder, da rede de acolhimento aos pacientes indígenas e seus acompanhantes.

Rodrigo Benassi esteve em Brasília para articular a construção de uma nova Casa de Saúde Indígena (Casai) em Colíder. O prefeito e o líder do governo municipal na Câmara, vereador Bruno Patriota, participaram de reuniões na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, com o objetivo de avançar na regularização do terreno da atual unidade e oferecer apoio para a construção de uma nova estrutura pelo governo federal.

Benassi informou à Sesai sobre a necessidade de transferência da área onde funciona a Casai para a Sesai ou Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o terreno está registrado em nome da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O gestor explica que a mudança de titularidade da área permitirá avançar nas etapas formais para viabilizar a obra.

O prefeito colocou o município à disposição para auxiliar na regularização da área e para apoiar tecnicamente os estudos e projetos necessários. Ele reforçou que a atual estrutura já não acompanha o crescimento da demanda de pacientes indígenas atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Benassi, a Casai de Colíder exerce papel importante na logística regional, já que organiza transporte, acomodação e alimentação de indígenas em deslocamento para consultas, exames e procedimentos médicos.

 

ESTRUTURA

O prefeito de Colíder pontua que a nova sede deve seguir parâmetros técnicos definidos pela Sesai, mas com espaços maiores, áreas de convivência ampliadas, quartos adequados para acompanhantes e ambulatório de apoio bem equipado.

O objetivo da gestão municipal é garantir o fortalecimento, em Colíder, da rede de acolhimento aos pacientes indígenas e seus acompanhantes. “Estamos dando um passo decisivo para uma nova Casai em Colíder, que vai garantir mais dignidade e mais qualidade no atendimento aos indígenas”, diz Benassi.

O vereador Bruno Patriota destaca que o esforço de Rodrigo Benassi representa avanço para as comunidades atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kayapó Mato Grosso. O parlamentar ressalta que o município assumiu a articulação política necessária para viabilizar a obra.

 

DEMANDA CRESCENTE

Apesar das intervenções para reforma já realizadas e previstas na atual estrutura da Casai, Benassi avalia que uma nova sede é necessária para acompanhar o crescimento do atendimento e a complexidade das demandas. 

“A estrutura atual não comporta mais o fluxo em ascensão de pacientes. Por isso, Bruno e eu atuamos junto ao governo federal para garantir as condições necessárias que permitam iniciar uma construção moderna e bem equipada”, reforça o prefeito de Colíder.

“Os nossos irmãos indígenas merecem um espaço melhor e uma estrutura que acompanhe o crescimento da demanda, mais moderna e espaçosa”, acrescenta Bruno Patriota.

O prefeito também agradece a colaboração na agenda em Brasília, no Ministério da Saúde, da chefe de Assessoria Especial do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ana Flávia Rodrigues (Flavinha), cuja interlocução contribuiu para o avanço das articulações.

 


PALAVRAS-CHAVE

CASAI
saúde indígena

Privacidade