UNIDADE FISCAL DO MUNICIPIO DE COLÍDER - UFCL
52,69 EM EXERCÍCIO 2025
Seção do menu principal
Investimento na qualificação de professores é determinante para manutenção do ensino de qualidade nas escolas municipais de Colíder
Autor: Sérgio OberFonte:Data: 08 de Março de 2019
Foto por: Sérgio Ober
Legenda foto:
Melhorar a qualidade da educação é investir na qualificação dos profissionais. E para garantir os bons resultados em toda a rede básica de ensino de Colíder, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação investem forte na capacitação de profissionais de apoio e educadores. O governo municipal avalia o papel do professor como estratégico no processo educacional. Por isso, atua para oferecer à categoria a estrutura e o conhecimento necessários para que realizem o desafio de ensinar.
Na quarta-feira (6.03), por exemplo, professores e motoristas do transporte escolar de Colíder participaram do segundo ciclo de formação. Essas ações têm como meta influenciar no desempenho escolar no primeiro nível da educação em Colíder, o ensino básico. “Uma escola com bons professores, certamente, formará bons alunos”, afirma o secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes.
O gestor entende que um profissional qualificado trabalha satisfeito, está sempre motivado e ajuda a melhorar a qualidade de ensino nas escolas municipais. “Em Colíder, a gestão municipal não encara a educação como custo, mas como investimento prioritário. E o profissional do ensino é o nosso bem maior”, relata. “O professor é decisivo para um ensino de qualidade. Por isso, precisa ter a carreira valorizada e condições de trabalho adequadas”, acrescenta.
EDUCADORES MOTIVADOS
Márcio lembra que em países com sucesso econômico e desenvolvimento vigoroso, como Singapura, por exemplo, o primeiro passo para o progresso da educação foi a valorização do professor. “Ou seja, o aprimoramento profissional. Quando um educador desenvolve e aperfeiçoa suas habilidades profissionais, a autoestima dele é reforçada. Isso faz ele se sentir capaz de realizar o seu trabalho com sucesso, o que contribui tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto para o crescimento da qualidade do ensino em sala de aula”.
O secretário diz que estão previstas para 2019, pelo menos, mais duas qualificações de professores e demais profissionais da educação. “Queremos profissionais apaixonados pela educação, com alta eficiência pedagógica, uma equipe muito qualificada, comprometida e competente”, destaca. A meta com a formação continuada, segundo Márcio Fernandes, é criar um clima favorável nas escolas de Colíder, onde o professor e o aluno desejem estar em sala de aula.
As palestras do ciclo de formação foram ministradas por educadores e profissionais de Colíder. “Com isso, valorizamos os especialistas que nós temos aqui e que conhecem a realidade local da educação”, comenta o secretário. “Outro fator preponderante que é preciso destacar é a interação que essas capacitações promovem entre os participantes, que trocam informações, sugestões e técnicas. São conhecimentos de cada um que acabam se reproduzindo de maneira positiva em todas as escolas de Colíder”, entende Márcio Fernandes.