Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Material didático do Sistema Positivo chega às escolas da rede municipal de ensino de Colíder
Autor: Sérgio Ober Fonte: Data: 22 de Março de 2019

Material didático do Sistema Positivo chega às escolas da rede municipal de ensino de Colíder
Foto por: Sérgio Ober
Legenda foto:

É mais ensino de qualidade chegando às mãos das crianças de Colíder. Na manhã desta sexta-feira (22.03), o prefeito Noboru Tomiyoshi e o secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes, acompanharam na Escola Municipal de Educação Infantil Santa Bernadete a entrega do material didático do Programa Aprende Brasil, do Sistema Positivo de Ensino. Essa nova ferramenta educacional atenderá 1047 alunos em 2019.

O investimento vai além da aquisição dos livros. A Secretaria Municipal de Educação também implanta um sistema de ensino com acompanhamento didático e avaliação dos professores e alunos. Um investimento no futuro dos alunos. “Nós iniciamos hoje essa entrega desse material para que as famílias possam ter esse contato e que os pais possam avaliar a qualidade que esse material traz para nós”, comenta Márcio Fernandes.

O prefeito Noboru informa que a entrega também será realizada nas escolas de Educação Infantil Alisson Matos, José de Freitas, Gustavo Guaragni, Santa Paulina e, também, na Escola de Ensino Fundamental Bom Jesus. “Estamos dando todas as condições ao professor para que os alunos tenham acesso ao melhor ensino e consigam captar o máximo de conhecimento ainda no início do seu processo de educação, onde eles têm esse primeiro contato com o livro, com o caderno, com o lápis”.

O prefeito enfatiza que o Programa Aprende Brasil não substitui o professor. “Nós estamos fortalecendo a nossa educação dando subsídio ao nosso professor. Pode ser o melhor material do mundo, mas de nada adiantaria se não fosse o professor estar aqui e com o seu conhecimento e a sua dedicação aproveitar esse sistema para transmitir todas essas informações às crianças”, pondera Noboru.

Os pais estão conhecendo os livros e as apostilas do Programa Aprende Brasil, informa a diretora da Escola Santa Bernadete, Maria Helena Bernardo Cordeiro. “Estamos apresentando esse novo material aos pais. As professoras estão mostrando como as apostilas serão trabalhadas com os alunos. É um material bem atualizado e adaptado à nova Base Nacional Curricular. Nós, professores, estamos aqui para somar junto com essa apostila. E a gente agradece à prefeitura por investir na educação infantil de Colíder”.

Rosa Vuolo de Araújo, coordenadora da Santa Bernadete, afirma que a equipe da escola estava ansiosa pela chegada do novo material didático. “Creio que vai ajudar muito os professores a trabalhar com as crianças, que terá um bom aprendizado com essas apostilas. Vai ampliar as possibilidades e fazer com que os estudantes aprendam ainda mais. Vai ser ótimo”, afirma.

NADA SUBSTITUI O PROFESSOR

Os alunos de Colíder estão conquistando mais oportunidades de aprendizado. Estão recebendo livros didáticos, livros de atividades, ambiente digital, livro digital e assessoria pedagógica. O professor recebe material com orientações metodológicas e gabarito, suporte na implantação do material didático, atendimento via 0800 e presencial e assessoria de conteúdo voltada para o material didático. O Sistema Positivo oferece aos educadores formação para aprimorar a utilização dos livros em sala de aula. 

A adoção pela Prefeitura de Colíder do novo método de ensino e do material didático está de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação. “É um material de extrema qualidade, mas que não substitui nada daquilo que já é feito na escola. Pelo contrário, esse material soma e potencializa aquilo que nós já temos de bom na rede municipal de ensino”, explica Márcio Fernandes.

A Dulcilene Leite é mãe dos pequenos Murilo e Nicolas. Ela conferiu de perto o material e aprovou. “É muito importante, porque os meus meninos amam livros. Na sala, as professoras dizem que eles param para folhear e ver as ilustrações. Achei muito lindo. Eu vi lá na salinha as pastas. Fiquei até curiosa também. Vai ajudar muito, muito na educação dos meus filhos”, comemora a mãe.

Pai da Ana Laura, Silvio Jacinto da Silva acompanha a filha diariamente à escola. Ele aprova essa nova metodologia de ensino que está sendo implantada em Colíder. “É muito bom. São crianças pequenas, mas que estão começando nos estudos. Então, tem que ter uma educação de qualidade desde cedo para quando chegarem à faculdade já estejam bem preparadas. Esse material novo vai ajudar muito. A prefeitura está de parabéns”, pontua.

A chegada do material didático do Sistema Positivo de Ensino também foi prestigiada pelos secretários Ronaldo Vinha, de Desenvolvimento Econômico, e Rafael Bosco, de Saúde, e pelos vereadores Marquinhos, Dóris Sguizardi e Zé Moreira.


Privacidade