Negócio seguro: Antes de comprar um imóvel procure a Prefeitura de Colíder para verificar se está legalizado
Autor: Sérgio Ober
Fonte:
Data: 05 de Julho de 2019
Legenda foto:
Antes de adquirir um imóvel residencial ou comercial, o comprador deve observar diversos cuidados para realizar um negócio seguro e evitar dissabores no futuro. Essa orientação vale tanto a imóveis construídos como terrenos.
É fundamental consultar a Prefeitura de Colíder para verificar se a casa, o prédio ou o terreno estão legalizados, não estão dentro de Área de Preservação Permanente (APP), propriedade pública ou se existem dívidas junto ao governo municipal.
A orientação é da coordenadora do Departamento de Tributação, Babiere Pelissari Guaragni. “Há muitos casos onde o comprador fecha o negócio para depois descobrir que o imóvel não está regularizado”, alerta.
“Uma verificação prévia aqui, na prefeitura, é importante para levantar se a área não é invadida ou se, por exemplo, ou se loteamento não é clandestino”, sugere a coordenadora.
EVITE PREJUÍZOS
Babieri informa que negócios envolvendo imóveis em situação irregular ainda é alto em Colíder, principalmente na área urbana. “Muitas vezes, as pessoas passam a vida toda economizando dinheiro e acabam investindo tudo na compra de uma casa ou terreno irregular”, lamenta ela.
Caso o lote não seja regularizado, é recomendado que a pessoa não compre, pois, além do prejuízo financeiro e de outras complicações, poderá não ter direito a serviços públicos, como água, luz, estrada e entrega de correspondências.
“Quem compra um imóvel irregular ou em loteamento clandestino não consegue legalizar. Por isso, é importante que sempre procure o Departamento de Tributação antes de confirmar o negócio”, aconselha Babiere Guaragni.
Redação: Sérgio Ober