No dia 22 de janeiro, na UNEMAT, ocorreu uma formação de três dias que capacitou cerca de 30 novos facilitadores de círculos de construção de paz. A atividade é uma iniciativa promovida por meio de uma parceria entre o Poder Judiciário e o Município de Colíder, que tem regulamentação pela Lei nº 3.363/2024. A lei criou o Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz na rede de ensino, visando implementar estratégias baseadas na Justiça Restaurativa.
A juíza Érika Cristina Camilo Camin participou do evento e tem trabalhado para consolidar a Justiça Restaurativa em Colíder, abrangendo escolas municipais, estaduais e outras instituições. Os círculos de paz também foram estendidos a mulheres vítimas de violência doméstica, acadêmicos de Psicologia, hospitais e órgãos da rede de proteção social.
O secretário de Educação Sidnei Carvalho esteve presente e destacou a importância do curso. “Estaremos dando todo apoio para que os profissionais estejam qualificados e, consequentemente, para que nossos alunos sempre estejam amparados. Agregamos com mais preparação para atender a população, isso é fruto de uma gestão eficiente”, afirmou o secretário, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da Justiça Restaurativa nas escolas.
Os círculos de construção de paz, baseados nos princípios da Justiça Restaurativa, promovem comunicação, resolução de conflitos e bem-estar emocional em grupos de até 20 pessoas, com duração média de duas horas, sendo uma prática que contribui para a saúde emocional e o fortalecimento de relações. Mais informações sobre a prática podem ser obtidas pelos telefones (65) 3617-3617 e (65) 9 9222-9757.
Parcerias em Colíder fortalecem Justiça Restaurativa
Autor: Eduardo Plens - Social Media
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Colíder
Data: 24 de Janeiro de 2025
Legenda foto: Secretário de Educação Sidnei Carvalho discursa para professores no primeiro dia de curso.