Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Prefeito de Colíder e secretário de Educação pedem ao governo do estado liberação de recursos aprovados para climatização e reforma de escolas
Autor: Sérgio Ober Fonte: Data: 01 de Março de 2019

Prefeito de Colíder e secretário de Educação pedem ao governo do estado liberação de recursos aprovados para climatização e reforma de escolas
Foto por: Assessoria
Legenda foto:

O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, e o secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes, cobraram da secretária Estadual de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, durante audiência em Cuiabá, a liberação de recursos financeiros relativos a convênios aprovados em 2018 para investimentos nas escolas municipais.

Um dos convênios destina dinheiro para viabilizar o processo de climatização das unidades escolares. “Pedimos que o governo faça o pagamento desse recurso para que a gente possa concluir as redes de alta e baixa tensão para que as escolas possam ficar aptas para serem climatizadas”, informa Fernandes.

Noboru lembra que a Prefeitura de Colíder e a Secretaria Municipal de Educação já iniciaram a adaptação da rede elétrica que atende algumas unidades. “Iniciamos pela Escola Municipal Fábio Ribeiro. Essa rede já está praticamente pronta. Estamos aguardando apenas um trânsito técnico com a Energisa para fazer a ligação”, explica.

O prosseguimento desse trabalho nas demais escolas depende da liberação pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) dos recursos conveniados. “Além da Fábio Ribeiro, as escolas municipais Ivanira Moreira Junglos, Santa Maria do Ouro Verde, Santa Bernadete e Criança Esperança são as unidades contempladas através desse convênio”, informa Márcio Fernandes.

REFORMA DE QUADRA E ESCOLAS

Noboru Tomiyoshi também cobrou da secretária Marioneide a conclusão da reforma da quadra esportiva da Escola Ivanira, que foi iniciada em 2018 pela Prefeitura de Colíder. O município já investiu a parte que é da sua competência, dentro da contrapartida, e aguada a liberação do dinheiro de responsabilidade do governo do estado para finalizar a obra.

Um outro recurso que aguarda liberação é do convênio para a reforma da quadra da Escola Estadual Palmital. “Essa é uma obra onde a Prefeitura de Colíder é apenas a executora dos serviços. Trata-se de uma unidade estadual. Então, a responsabilidade financeira é da própria Seduc”, diz Márcio Fernandes.

Noboru e Márcio Fernandes também apresentaram à Seduc o pedido de reforma da Escola Estadual Café Norte, que está com estrutura comprometida. Conforme Márcio Fernandes, a secretária Marioneide assumiu o compromisso de liberar os recursos nos próximos dias “para, ao menos, efetivar reparos emergenciais e oferecer um ambiente mais adequado e seguro”.

DOAÇÃO DE TRANSFORMADOR

Também foi solicitada à Seduc a doação de um transformador que está ocioso na Escola Estadual André Maggi. “A capacidade do equipamento atende a necessidade do município para efetivar a climatização na Escola de Educação Infantil Alisson Matos, no bairro Cidade Alta. A secretária concordou com a doação e disse que a liberação depende apenas de um trâmite burocrático”, comunica Márcio Fernandes.

 


Privacidade