Criar ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais para o estudo, colaborando para a saúde e o conforto dos alunos, são fatores que refletem no aprendizado e no seu desempenho. Com esse pensamento, a administração municipal de Colíder investe na reforma das unidades escolares.
Na noite de ontem, foi realizada a solenidade de reinauguração da Escola Municipal Bom Jesus. A unidade, que teve seu primeiro pavilhão construído em 1994, estava há quase 5 anos sem manutenção. No ano passado, precisou ser interditada porque a estrutura física estava muito deteriorada.
Assim que a atual administração assumiu, um dos primeiros pedidos da secretária de Educação Tereza Pilonetto Mangolin ao prefeito Noboru Tomiyoshi foi de que a escola fosse a primeira a ser reformada. Assim foi feito, com recursos próprios na ordem de R$181 mil.
“Investir na educação é acreditar na mudança e em um futuro melhor. Essa reforma busca o bem-estar e a dignidade para as crianças que aqui moram, e nós levantamos realmente essa bandeira”, disse a secretária.
O prefeito Noboru Tomiyoshi destacou que a inauguração foi um momento muito especial para a comunidade escolar que recebem uma escola totalmente reformada. “É motivo de muita alegria entregar essa obra para os alunos, para os profissionais que trabalham aqui”, ressaltou.
Ele garantiu que todas as escolas que estão deterioradas vão receber reformas, gradativamente. As mais precárias, como a da comunidade Novo México e a São Mateus, serão as próximas a serem beneficiadas.
Em paralelo com as condições físicas e estruturais para o estudo, está a qualidade das formas de ensino. A escola conta com um laboratório de informática e juntamente com a reforma, recebeu a implantação do sistema de ar-condicionado em todas as salas de aulas.
O vice-prefeito Massahiro Ono também participou da inauguração e destacou como é importante que a escola venha a tornar-se um ambiente cada vez mais estimulante ao aprendizado de seus alunos e a serviço da comunidade que a cerca.
A diretora da escola, Francisca Neli Deodato, agradeceu a paciência dos pais e a atenção recebida pela secretaria municipal de educação. “A gente esteve assim muito abandonados e hoje estamos felizes por estar em uma escola reformada e climatizada. Agradeço à equipe gestora, que se empenhou muito para isso”.
Prestigiaram também a solenidade de inauguração os vereadores Edina Martins, Dóris Sguizardi, Ruam Batista, José Moreira e Alencar Pereira, além de secretários municipais, servidores da escola e pais de alunos.