Prefeitura de Colíder antecipa nesta sexta-feira salário do servidor municipal; objetivo é conter aglomerações no comércio local
Autor: Sérgio Ober
Fonte:
Data: 26 de Junho de 2020
Legenda foto:
A Prefeitura de Colíder antecipou para esta sexta-feira (26.06) o pagamento do salário de junho aos servidores públicos municipais. Além de manter o compromisso de quitar a folha na última sexta do mês, o prefeito Noboru Tomiyoshi quer evitar aglomerações no comércio local e agências bancárias e conter a proliferação da covid-19.
O prefeito avalia que a antecipação da folha pública municipal evita o aumento do fluxo de pessoas no fim de mês, quando moradores da área rural, funcionários das empresas e beneficiários do INSS vêm para a cidade. “Ou seja, o servidor vai ter a oportunidade de antecipar seus compromissos no comércio local aproveitando a movimentação mais fraca, fugindo da movimentação maior que normalmente acontece nos últimos dias do mês”, justifica Noboru.
PONTUALIDADE
O secretário municipal de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, relata que, apesar da pandemia e seus danos à economia, com queda na arrecadação de tributos municipais, a prefeitura consegue manter a pontualidade no pagamento dos salários. “Cumpre ainda uma função social e cuida da saúde, uma vez que o servidor pode antecipar as suas compras e pagar contas no comércio em data diferente da maioria dos trabalhadores do setor privado e outros órgãos públicos”, esclarece.
Vanderlei Borges recomenda aos servidores para que aproveitem essa oportunidade para efetuarem seus compromissos no comércio local de maneira antecipada e organizada. “Procurem antecipar as suas saídas aos comércios evitando aglomeração e tomando todos os cuidados de higienização. Evitem deixar de fazer as suas compras para depois do dia 30, quando teremos grande parte da população fazendo a mesma coisa”, ressalta.
ECONOMIA FORTALECIDA
O secretário lembra que, hoje, a Prefeitura de Colíder é a maior empregadora do município. Por isso, segundo ele, os salários dos servidores incrementam consideravelmente a economia e aquecem as vendas. “Historicamente, essa antecipação faz com que haja um aumento no fluxo de dinheiro no comércio em datas em que não há um grande volume de vendas ou a circulação maior de recursos financeiros. Então, essa antecipação tem essa intenção de auxiliar as empresas e melhorar o fluxo de caixa nesse período do mês”, comenta.
Texto | Sérgio Ober