Prefeitura de Colíder realiza primeira audiência pública on-line para apresentação do Relatório de Gestão Fiscal
Autor: Sérgio Ober
Fonte:
Data: 26 de Maio de 2020
Legenda foto:
A Prefeitura de Colíder realiza nesta sexta-feira (29.05), a partir das 15 horas, pelo Facebook, a primeira audiência pública virtual do governo municipal. O evento on-line será conduzido pelo secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Vanderlei Borges, com a participação da equipe do Departamento de Contabilidade. O objetivo é apresentar à população o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do primeiro quadrimestre de 2020.
Apesar da pandemia, a gestão do prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, tem compromisso de apresentar as metas fiscais das finanças públicas municipais. Esse cuidado contribui para garantir a estabilidade das contas e, consequentemente, a economia de recursos, que são cada vez mais necessários em virtude do crescimento das demandas locais, das funções e dos investimentos da administração pública.
“Apesar da pandemia, nós continuamos tendo total responsabilidade com transparência com a gestão do erário público”, diz Vanderlei Borges. “E, desta feita, teremos que apresentar o cumprimento das metas fiscais utilizando os recursos digitais utilizando os mecanismos de internet. Todos os cidadãos tem o dever de acompanhar para conhecerem valores que são arrecadados no município, principais programas e recursos disponíveis para cada um deles”, explica.
Para acompanhar, basta acessar a página oficial da Prefeitura de Colíder no Facebook --facebook.com/prefeituradecolider/. A audiência será realizada na Câmara Municipal, que está cedendo toda a estrutura tecnológica necessária para gerar a transmissão virtual.
POPULAÇÃO PODE PERGUNTAR
Vanderlei Borges lembra que a população pode, inclusive, fazer perguntas durante a apresentação ao vivo. Talvez, através do recurso eletrônico mais pessoas possam acompanhar, ficarem desinibidas para fazer perguntas e ficarem esclarecidas”, acredita.
O secretário avalia que a audiência on-line poderá aumentar o interesse da comunidade pelas contas públicas municipais. “Somos forçados a recorrer à internet para evitar a aglomeração de pessoas e acredito que esse meio poderá ser uma rotina daqui em diante, uma vez que as audiências presenciais não tem sido tão frequentadas”, pontua Vanderlei Borges.
A audiência pública obedece aos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF, nº 101/00, que prevê, em seu artigo 9º §4º, que a cada quadrimestre, os gestores públicos apresentem, de forma clara e transparente, as receitas arrecadas e as despesas executadas no município.
Texto | Sérgio Ober