Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Secretaria de Educação de Colíder promove evento sobre “Educação para as Relações Étnico Raciais”
Autor: Douglas Caldeira Fonte: Assessoria Data: 03 de Abril de 2023

Legenda foto:

A Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira (31) um evento intitulado “Educação para as Relações Étnico Raciais” direcionado para os professores da rede pública de ensino. 

As palestras “(Des)construindo saberes: Práticas e concepções de ensino na perspectiva indigena”, ministrada pela professora, mestre em letras, Leila Silvia Sampaio, e “Contribuindo com as experiências dos povos indígenas no contexto escolar”, ministrado pelo indigena Paimu Muapep Trumai Txucarramae marcaram o evento realizado na Câmara de Vereadores. 

Segundo a Secretaria de Educação de Colíder, o objetivo da promoção das palestras é formar os professores, além de conscientizar e levar a reflexão de práticas pedagógicas em relação à cultura étnico racial.

Ainda de acordo com o levantamento da secretaria, com o redimensionamento escolar o número de alunos indígenas teve aumento nas salas de aula da rede municipal de ensino, e com a realização das palestras o propósito é fazer com que os docentes entendam como é, e como deve ser a forma de tratamento com esses alunos indígenas, no sentido de inclusão para que esses alunos sintam-se parte do corpo discente dentro das escolas, através de uma prática pedagógica eficiente. 

Pensando nisso, a Secretaria de Educação trouxe como convidados os palestrantes com duas perspectivas, o Paimu Muapep para falar sobre o olhar do povo indígena sobre a educação do município, e a professora Leila Sampaio na perspectiva de inserção dos alunos e da cultura indígenas nas escolas. 

Para a Secretária de Educação, Léia Torres, esses cursos enfatizam a importância das escolas e dos professores da rede pública ampliarem o seu conhecimento. “A continuação do saber é de grande valia, e nós entendemos que temos que ampliar o nosso conhecimento e isso inclui a inserção e compreensão da educação étnico racial dentro das nossas escolas para ampliarmos nossos horizontes”, destacou a Secretária.


PALAVRAS-CHAVE

Educação
Inclusão
Indigenas

Privacidade